Na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o Município de Loures e a Associação do Carnaval de Loures (ACL), assinaram, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um acordo de cooperação para a realização das atividades anuais da ACL, prevendo ainda um montante de 115 mil euros para a realização do Carnaval Saloio de Loures.
No ano em que se celebram os 25 anos da Associação do Carnaval de Loures (ACL), a Câmara Municipal de Loures (CML) vai apoiar o Carnaval Saloio de Loures com um montante de 115 mil euros, a que se junta a isenção de taxas e o apoio logístico necessário à realização desta iniciativa. O acordo entre as duas entidades foi firmado na última quarta-feira, 19 de fevereiro, e para além do apoio financeiro, estabelece ainda uma cooperação para a realização das atividades anuais da ACL. João Silva, presidente da ACL, lembrou que esta associação surgiu em 2000, após muitos anos sem se realizar.
“Como sabem, [o Carnaval Saloio de Loures] teve muitos interregnos ao longo dos anos. Era triste vermos a cidade de Loures sem Carnaval. O Carnaval não existia, tínhamos de ir para Torres [Vedras] e para outros lados”. “Este ano é um ano especial, é o ano dos 25 anos, e nós tivemos que fazer preparativos maiores para o Carnaval de 2025. Isto quer dizer que os custos são muito maiores, as dificuldades maiores, tudo muito mais caro, o percurso está alargado, carros melhorados, grupos melhorados, mais pessoas a querer entrar em novos grupos e mais gente nos grupos, tudo isso faz com que encareça o Carnaval”.
“Pedimos uma opinião à Câmara e à Junta, o que é que iríamos fazer, fizemos duas propostas, uma delas foi aceite pela Câmara, e vamos avançar para o Carnaval de 2025 com a grandeza que vai ser, e estou esperançado que será um dos melhores carnavais ao longo destes 25 anos”, disse João Silva.
Festividades já começaram e vão até 5 de março
Sem vocês não era possível, o Carnaval tem que ter pessoas, tem que ter uma direção, é verdade, mas se não tivéssemos o apoio de todos os grupos, de todos os participantes, esta direção não ia lá”. O Carnaval de Loures tem uma programação que vai desde 22 de fevereiro a 5 de março de 2025, sendo que os festejos já começaram com o “Pré Carnaval”, no último sábado, 22 de fevereiro, no Pavilhão António Feliciano Bastos. Na próxima semana, dia 01 de março, haverá uma arruada pelas ruas da cidade de Loures e um desfile Motard que vao percorrer algumas freguesias do concelho.
De tarde, ainda no mesmo dia, haverá uma arruada carnavalesca junto ao LoureShopping, sendo que, à noite começam os festejos do Carnaval com a coroação dos Reis de Carnaval, que serão o apresentador José Figueiras e Sílvia Santos. Nos dias 02 e 04 de março, sairá o maior desfile carnavalesco, com a animação da Banda CTL, e onde irão participar mais de 2600 figurantes e 15 carros alegóricos. No dia 2, domingo, destaque ainda para a presença do camião do programa “Domingão” da SIC.
CML aumenta apoio de 75 mil euros para 115 mil euros
O Carnaval Saloio de Loures terminará a 5 de março, quarta-feira de Cinzas, com o enterro do D. Ocarário LII, com a tradicional leitura do testamento do Rei Momo, seguido de um espetáculo de fogo-de-artifício. Em 2025, espera-se ainda um alargamento do percurso do corso, bem como do número de figurantes presentes nesta iniciativa. Já de acordo com António Pombinho, presidente da Junta de Loures, começou a sua intervenção a saudar a presença dos grupos que participam no Carnaval Saloio. “Isto quer dizer alguma coisa sobre o empenho, o envolvimento, a participação de tanta gente de Loures neste Carnaval. Parabéns à ACL, que movimenta todos estes grupos. Contem sempre connosco para movimentar e para valorizar esta cidade”, concluiu.
O presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, agradeceu à ACL “pelo trabalho que realizam e que realizaram semanas e meses antes para que pudéssemos ter um Carnaval que estou certo que vai ser dos melhores”. “Este ano, tendo em conta que são 25 anos, decidimos aumentar o apoio financeiro, para que nada faltasse à ACL, para poder realizar esse sonho de ter a melhor edição do Carnaval. Eu, quando cheguei à Câmara, o apoio financeiro era de 50 mil euros ao ano. Passámos para 75 mil euros, e agora, neste ano, são 115 mil euros de transferências financeiras diretas para a ACL, fora todos os custos indiretos que obviamente têm que se pagar”, disse ainda o autarca, aproveitando para agradecer a todos aqueles “que se vão dedicar para que o Carnaval possa ser um sucesso”.
Autarquia inaugurou uma exposição sobre os 25 anos do Carnaval em Loures
“É um orgulho enquanto Presidente de Câmara poder afirmar, que o Carnaval de Loures este ano vai ser um sucesso. Vale a pena vir ao Carnaval de Loures e eu faço esse convite, tenho feito essa campanha de promoção, porque acho que é importante. É importante termos as ruas cheias, porque esse é o maior reconhecimento que se pode dar a todos vocês que se empenham durante meses. E por isso a resposta que a população têm que dar é estar presente, de forma animada, de espírito carnavalesco, e por isso é assim que eu, pelo menos, vou lá estar”, concluiu.
Nesta cerimónia, estiveram ainda a vice-presidente da CML, Sónia Paixão, os vereadores Nelson Batista, Vasco Touguinha e Tiago Matias, bem com os vários grupos de Carnaval que participam no desfile, que receberam um azulejo comemorativo dos 50 anos do 25 de abril. Foi também inaugurada, nos Paços do Concelho, uma exposição que inclui os vários cartazes dos últimos 25 anos do Carnaval em Loures.