A Quinta Alegre, espaço integrado na rede ‘Um Teatro em Cada Bairro’, irá promover, uma vez por mês, e até ao final do ano, a iniciativa ‘O Domingo é na Quinta’. A primeira edição deste programa arranca já no dia 19 de maio.
Começa a 19 de maio, domingo, o programa ‘O Domingo é na Quinta’, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que decorre, até ao final do ano, na Quinta Alegre, na freguesia de Santa Clara. ‘O Domingo é na Quinta’ acontece uma vez por mês, e apresenta propostas de atividades e espetáculos, que vão de manhã até ao fim da tarde. Igualmente, esta ação acontece sempre num domingo por mês, excepto no mês de Agosto, altura em que não se realizará.
O dia começa sempre com propostas de exploração do espaço, tais como um passeio no exterior ou uma visita ao edifício, sempre orientadas pela equipa do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural (SPDC) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Já ao início da tarde, a visita é livre e contará com a instalação sonora ‘Quando as paredes falam – Memórias da Quinta Alegre’, criada por Marta Pedroso, que recolheu testemunhos da vida no palácio e zona envolvente.
De seguida, há ainda para ouvir as ‘Histórias que as árvores contam’, trazidas por Ana Sofia Paiva (atriz e contadora de histórias), à sombra do jardim ou resguardadas no interior. No entanto, e em alternativa, poderá haver uma oficina para famílias, de escuta e escrita de poemas feitos com as palavras do dia-a-dia. A tarde termina com um concerto de jazz, com curadoria de Bruno Santos, músico, professor e coordenador da escola de Jazz Luiz Villas Boas, do Hot Clube Portugal. Todos os meses, haverá duplas de diferentes instrumentos, que vão dialogar em encontros intimistas criados para as salas do Palácio do Marquês de Alegrete.
Iniciativa integrada no projeto ‘Teatro em Cada Bairro’
A programação para o dia 19 começa pelas 10h00, com uma visita guiada por Ricardo Máximo, do SPDC/SCML, que vai mostrar o interior do palácio, os azulejos, os frescos surpreendentes, as vistas e os jardins, entre outros. Pelas 11h00, começa um passeio sensorial por Luís Nobre, do SPDC/SCML, que vai incentivar os participantes a conhecer o exterior através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar, sendo que as experiências são registadas num diário. Ás 14h00, há a visita livre, ‘Quando as Paredes Falam – memórias sonoras da Quinta Alegre’.
Pelas 15h00, terá início uma oficina, intitulada ‘Coleção de Palavras’, onde, através das palavras encontradas na escuta e observação, pretende-se criar novos versos, outros poemas e poetas futuros. Por fim, pelas 17h00, há ‘Jazz em Duo’, com Clara Lacerda (piano) e Romeu Tristão (contrabaixo), e que vai trazer músic pensada para os recantos e encantos do palácio. As inscrições para as visitas e passeios sensoriais são realizadas através do email culturasantacasa@scml.pt, ou pelos contactos telefónicos 213 240 869/887/889.
Já as restantes reservas e inscrições são feitas através dos contactos umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040. A Quinta Alegre situa-se no antigo Palácio Marquês do Alegrete, e integra a rede ‘Um Teatro em Cada Bairro’, que promove uma programação cultural de proximidade em seis espaços da cidade. Este projeto foi lançado em 2022 pela Câmara Municipal de Lisboa e pretende promover uma cidadania ativa, participativa, agregando, valorizando e integrando pessoas e comunidades. Com esse horizonte, promovem-se oficinas nas diferentes áreas performativas, espetáculos e recitais em salas de média dimensão, e organizam-se projetos de continuidade com diferentes grupos comunitários do território.
Foto de capa: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt