CARNAXIDE EM FESTA

Festas em Honra de São Romão regressaram, ao fim de dois anos, ao Centro Cívico de Carnaxide, que a partir de hoje e até 16 de outubro, vai acolher as festividades em homenagem ao padroeiro. Esta é uma das chamadas de capa da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, que já se encontra disponível para download.

A atuação de Mónica Sintra marca hoje (7 de outubro) o arranque das festas, a partir das 22h00. Jorge Guerreiro vai subir a palco no sábado, 8 de outubro, também às 22h. Na semana seguinte, no dia 14 de outubro, às 22h, é a vez de Sérgio Rossi animar o Centro Cívico de Carnaxide. As atuações à noite no palco principal terminam no dia 15, sábado, com a atuação da Orquestra da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide, que este ano convidam Mariana Morais para um espetáculo que tem início às 21h30.

As Festas em Honra de São Romão são uma coorganização entre a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas e a Paróquia de São Romão de Carnaxide, e contam com o apoio do Município de Oeiras. São uma das grandes tradições do concelho, uma vez que Carnaxide é uma das paróquias mais antigas do país.

Por outro lado, como é também realçado na edição impressa, o mês de setembro ficou marcado pela inauguração, em Carnaxide, daquele que é considerado um dos maiores edifícios da nova geração de escritórios do país, o World Trade Center Lisboa (WTC Lisboa), e pelo início do novo ano escolar, que decorreu de forma tranquila na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Segundo o presidente da União de Freguesias, Inigo Pereira, a Câmara Municipal de Oeiras e a União de Freguesias, tudo fizeram “para que o ano letivo arrancasse e com tranquilidade”.

Mas, para que os alunos mais desfavorecidos também entrassem «com o pé direito» na escola, o grupo empresarial Wellow realizou uma campanha de angariação de material escolar para 75 crianças da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Este grupo empresarial vai lançar ainda este mês, em parceria com a União de Freguesias, três workshops dedicados às áreas da literacia digital, da literacia financeira e ainda da capacitação para o mercado de trabalho.

Em termos de vida económica do concelho, Olhares de Carnaxide e Queijas noticia a inauguração do novo Centro de Atendimento ao Cliente da Parques Tejo, empresa municipal responsável pela gestão do estacionamento em Oeiras, no centro comercial Dolce Vita de Miraflores.

Da Parques Tejos chega ainda a notícia que, Oeiras vai ter, a partir de outubro, uma rede de 200 pontos de partilha de trotinetes elétricas, no âmbito de um processo de transformação de Mobilidade. Em comunicado, o município revela que as trotinetes estarão “dispersas por todo o território”, permitindo uma maior facilidade de transportes e uma deslocação rápida.


Por outro lado, também é tema de capa desta edição a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, que celebrou o seu 110.º aniversário, efeméride que reuniu inúmeras individualidades de mais variados sectores da vida social e política, entidades ligadas à proteção e civil e reuniu a grande família dos bombeiros de Portugal.

Ainda em termos de festividades, Olhares de Carnaxide e Queijas noticia as Festas em Honra de São Miguel Arcanjo que regressaram a Queijas, no passado dia 23 de setembro, num evento organizado pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, pela Paróquia de São Miguel Arcanjo de Queijas e que contou com o apoio do Município de Oeiras.

Por último, um outro tema tratado nesta edição é o arranque no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, da campanha de vacinação do outono-inverno contra a Covid-19 e a gripe, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis. A Câmara Municipal de Oeiras, que de imediato, apoiou esta decisão da Direção Geral de Saúde, está a trabalhar em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e as ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, Lisboa Central e Lisboa Norte.

Descarregue e leia a edição impressa OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - EDIÇÃO OUTUBRO no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?