LISBOA VAI ACRESCENTAR MAIS NOMES AO PASSEIO DA FAMA

Esta segunda-feira, dia 27 de março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro

Esta segunda-feira, dia 27 de março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, vai estar presente na cerimónia de inscrição dos novos nomes no Passeio da Fama, na Praça da Alegria, às 15h00.

Por sua vez, esta iniciativa pretende celebrar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março. Recorde-se que o Passeio da Fama foi inaugurado em 2019. Até ao momento, já estão gravados na calçada alguns dos nomes de relevo do panorama teatral português.

Desta forma, alguns dos nomes que se podem encontrar neste passeio são Ana Bola, Ana Zanatti, Anita Guerreiro, Armando Cortez, Carlos Coelho, Carlos Quintas ou Cucha Carvalheiro. Ao mesmo tempo, também Custódia Gallego, Delfina Cruz, Eugénio Salvador, Fernanda Lapa, Francisco Nicholson, Guida Maria e Herman José, entre outros, são algumas das personalidades homenageadas neste Passeio da Fama.

Em 2023, algumas das atrizes homenageados nesta cerimónia são Dalila Carmo, Fernanda Serrano, Margarida Carpinteiro, Io Appolloni e Sílvia Rizzo. No mesmo sentido, também serão homenageadas Gabriela Barros, Rosa do Canto, Ângela Pinto, Lídia Franco e Alexandra Lencastre.

No entanto, também serão homenageados na cerimónia deste ano os atores Júlio César, Victor Espadinha, Vítor de Sousa e Rui Melo. Por sua vez, também recebem homenagens os atores António Melo, Guilherme Filipe, Carlos Avilez, Vítor Norte, Joel Branco e Almeno Gonçalves.

Esta é uma iniciativa do presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado. Neste sentido, esta  pretende dar continuidade à homenagem a todos aqueles que dedicam ou dedicaram a vida aos palcos e à arte da representação.

Em 2022, o autarca considerou que esta iniciativa “faz todo o sentido” numa freguesia com uma “forte ligação ao mundo do teatro”. Por fim, recorde-se que é neste local se encontram alguns dos teatros mais emblemáticos da cidade. Alguns deles são, por exemplo, o Maria Vitória, o Variedades, o Capitólio e o ABC.


Quer comentar a notícia que leu?