OEIRAS ATRIBUI BOLSAS A 400 ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

0
Foto: CMOeiras

A Câmara de Oeiras vai atribuir 400 bolsas de estudo, no valor de 145 euros/mês, a alunos do ensino superior residentes em Oeiras, para que todos «os jovens do concelho» tenham acesso à Faculdade, defende o presidente da autarquia.

«Educação para todos» é a «palavra-de-ordem» da Câmara Municipal de Oeiras que vai atribuir, para o próximo ano letivo, bolsas de estudo ao Ensino Superior a todos os candidatos que reúnam as condições de elegibilidade, tendo-se estimado um orçamento que possa contemplar 400 candidatos. O valor mensal de cada Bolsa de Estudo será de 145 euros e prolonga-se durante um período de 10 meses (de 01 de outubro de 2020 a 31 de julho de 2021).

Ao contrário dos anos anteriores, em que se impunha um limite na atribuição de Bolsas de Estudo, no próximo ano letivo, por decisão do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, foi estendido esse benefício a todos os estudantes que sejam elegíveis e que, comprovadamente, necessitem de apoio para prosseguir os seus estudos no Ensino Superior.

No entanto, e atendendo a que se avizinha um ano letivo atípico, a autarquia prevê que exista um acréscimo no número de candidaturas, motivado pelos constrangimentos económicos verificados nas famílias face à pandemia do Covid-19. Perante esse cenário, a autarquia decidiu não estabelecer um número máximo de beneficiários, ficando a atribuição dependente dos seguintes pressupostos: residente no concelho de Oeiras e os rendimentos do agregado familiar deverão ser iguais ou inferiores a 10.970,25 euros.

Segundo a Câmara de Oeiras, prevê-se um aumento considerável no número de Bolsas a atribuir, estando igualmente proposto um aumento do montante inscrito para a despesa, no montante de 580.000 euros, que cobrirá o pagamento de Bolsas a 400 possíveis beneficiários.

O Município de Oeiras tem vindo a atribuir anualmente Bolsas de Estudo a alunos do Município de Oeiras que frequentem ou ingressem no Ensino Superior (1.º e 2.º ciclos de estudos) no território nacional, destinadas a apoiar alunos residentes no concelho de Oeiras, pelo que a atribuição da mesma depende principalmente dos rendimentos auferidos pelo agregado familiar.





A apresentação da candidatura deverá ser realizada online, à semelhança do ano letivo transato, através da ligação https://bolsas2018.cm-oeiras.pt/ – plataforma que constará no Portal de Educação.

 

Escreva aqui o seu comentário...