TER CASA É UM DIREITO DAS FAMILIAS

“A defesa da dignidade humana, assente no direito de cada família a uma casa, é um caminho que nos orgulhamos de percorrer em Oeiras há muito”. Afirmou, mais uma vez, Isaltino Morais no decorrer do lançamento do empreendimento Alto da Montanha, em Carnaxide, que contou com a presença do Primeiro-ministro.

Isaltino Morais aproveitou a presença do Primeiro-ministro, na cerimónia de lançamento do empreendimento do Alto da Montanha, para desafiar António Costa a “encarar de frente o problema crescente” da habitação, sublinhando que o atual Governo “tem condições” para resolver o problema da habitação.

Este desafio, que pode ser lido na edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, cuja edição impressa já está disponível para download, foi realizado uns dias após a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) ter aprovado o loteamento de São Marçal, na Outurela, que prevê a construção de mais 156 casas municipais, com tipologias T0 e T2, zonas de estacionamento e de convívio e áreas arborizadas.

Produtos de qualidade

Na edição impressa é abordada a questão dos mercados municipais, que desempenham um papel essencial na distribuição de produtos de qualidade às populações. Na reportagem salienta-se que quem procura os mercados municipais vai à procura de produtos de qualidade, lembrando que os comerciantes dos mercados apostam na proximidade com o cliente, como forma de atrair novos utentes.

O Plano de mobilidade de Oeiras, que foi apresentado em Carnaxide, as dificuldades que o Padre José Manuel, há 20 anos à frente da paróquia da Outurela, está a encontrar para “arranjar” famílias de acolhimento inscritas para receber participantes das JMJ, e a entrega ao Papa Francisco de fotografias e de um pequeno memorandum sobre o Santuário de Nossa Senhora da Rocha que encerra as comemorações do seu bicentenário a 31 de Maio, são outros dos temas em destaque na edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas.

Gala de Desporto

A Gala de Desporto de Oeiras, que voltou a homenagear os agentes desportivos que se destacaram ao longo da última época desportiva, com títulos de Campeões Nacionais e Pódios internacionais, distinguiu dois clubes da união de Freguesias: o Grupo Musical 1º de Dezembro, que celebrou 107 Anos, e o Linda-a-Pastora Sporting Clube, com 82 anos de história.

Por outro lado, Olhares de Carnaxide e Queijas não poderia deixar de “falar” da mostra sobre a Vida de Ruy de Carvalho. Com curadoria de Nélson Mateus, a exposição ‘Retratos Contados de Ruy de Carvalho’, patente no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, é uma retrospetiva fotográfica dos 80 anos de carreira do ator.

Descarregue e leia OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - MAIO no seu computador ou equipamento móvel.


1 COMENTÁRIO

  1. Concordo em absoluto. Vai precisamente na minha linha de pensamento e necessidade. Fantástico!
    Eu pergunto ao Excelentíssimo Sr. Dr. Primeiro – Ministro ( governo) e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) Dr. Carlos Moedas: Do que esperam para por os “olhares” em exemplos de sucesso, como os da Câmara Municipal de Oeiras “(CMO)” de Isaltino Morais. Relembro a Câmara Municipal de Lisboa, que, contínuo, com a situação de habitação por resolver. Chamo-me Maria de Assunção da Rocha Rainho com a Candidatura n° 3583 no Programa de Renda Acessível. No questionário que nos fazem, perguntam sobre várias questões possíveis e de litígio entre inquilino e senhorio. Mas, esqueceram-se de colocar a alínea – “Outro”. Vejamos :
    – Como estará o meu senhorio, em termos de satisfação, com a inquilina, se esta paga a renda anualmente ou trimestralmente ou não falha nunca. Caros Excelentíssimos Senhores, porque os considero como tal. Eu sou orfã, prestes a fazer 60 anos. Tenho uma incapacidade permanente de 68 % , recebo uma Pensão Social, Prestação Social para a Inclusão (PSI) no valor de €488,2 e recebi em 2021, a herança no valor de €30 000 dos pais já falecidos. Isto para dizer que, o dinheiro vai todo para as rendas e que este, está a acabar. Venho por este meio, fazer-me ouvir e pedir ajuda para : Apoio ao arrendamento ou uma casa que eu possa pagar. Outro final não é desejável para ninguém. Termino parafraseando o Exmo. Senhor presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais –
    ” A defesa da dignidade humana, assente no direito de cada família a uma casa.”…
    Despeço-me, de V. Exas.
    Com esperança.
    maria.rainho@gmail.com

    @gab.presidente@cm-lisboa.pt
    @gabinete.pm@pm.gov.pt

Quer comentar a notícia que leu?