LISBOA É CAPITAL VERDE EUROPEIA A PARTIR DE SÁBADO

António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa presidem, sábado, às cerimónias de início das atividades da Capital Verde Europeia 2020. Para assinalar a data vão ser plantadas 20 mil árvores na capital portuguesa. O início das Cerimónias de Lisboa Capital Verde Europeia começam oficialmente este sábado (11 de janeiro), com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

É no Alto do Parque Eduardo VII (Jardim Amália Rodrigues), junto à Bandeira de Portugal, que vão decorrer as cerimónias de abertura com o ato solene do hastear da Bandeira Nacional.

De seguida, terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes a cerimónia de passagem da distinção de Oslo para Lisboa, contando também com a presença do vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans. A passagem de testemunho será protagonizada pelo comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, pelo presidente-governador da Câmara de Oslo, Raymond Johansen, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Entre os primeiros eventos desta iniciativa da Comissão Europeia, realizam-se: o Jantar Oficial promovido pela UE, na sexta-feira, dia 10, 18h30, na Estufa Fria; a inauguração da nova exposição do Oceanário de Lisboa «O Mar como nunca o sentiu»

Já no sábado, pelas 11h00, vai ser inaugurada «uma instalação» da autoria da artista portuguesa Maya, que apresenta imagens filmadas exclusivamente no mar de Portugal e transmite uma mensagem profunda sobre a ligação ancestral do Homem com o Mar. Estarão presentes o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da CML, Fernando Medina, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, e o presidente da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos;

No domingo, 12 de janeiro, pelas 10 horas, vai acontecer o «Plante a Sua Árvore». Assim, Lisboa vai assistir à maior plantação de árvores, num único dia. Serão plantadas, em quatro locais distintos (Parque Urbano do Vale da Ameixoeira, junto à piscina de Santa Clara, Parque Urbano do Vale da Montanha, Corredor Verde de Monsanto e Encosta do Calhau e Parque Urbano do Rio Seco na Ajuda) 20 mil árvores. O objetivo é ter mais 100 mil árvores na cidade, acrescentando às 800 mil que existem, até 2021.

Programa geral de Lisboa Capital Verde Europeia

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Quer comentar a notícia que leu?