ESPAÇO LIVRARIA BARATA RECEBE EXPOSIÇÃO ‘JANELA DISCRETA’

Esta reúne um conjunto de trabalhos de desenho, ilustração, pintura e lino gravura

O novo ciclo de programação do espaço Livraria Barata – Lugar de Cultura arranca já no próximo sábado, dia 4 de março. Por sua vez, neste dia, será inaugurada a exposição ‘Janela Discreta’.

Esta reúne um conjunto de trabalhos de desenho, ilustração, pintura e lino gravura. O objetivo da exposição ‘Janela Discreta’ é levar o público a viajar pelas propostas artísticas de um grupo de autores. Neste sentido, estes foram incentivados por Pedro Moura a criar uma imagem que representasse aquilo que gostariam de ver espelhada nas suas janelas.

Janela Discreta estará no polo expositivo da Livraria Barata até ao dia 28 de abril. Durante este período, haverá ainda um conjunto de visitas guiadas, visitas comentadas e conversas com o seu curador e alguns dos artistas que integram esta exposição.

Por outro lado, pretende-se ainda que o público possa usufruir de uma experiência mais intimista sobre o percurso e processo criativo dos artistas convidados. Ao mesmo tempo, poderão ainda conhecer a história da produção gráfica portuguesa contemporânea. A entrada é gratuita sujeita a marcação prévia e destina-se a todas as idades.

Departamento de Cultura da CML está a desenvolver iniciativas para toda a família

Contudo, e além desta exposição, a Direção Municipal de Cultura da Câmara de Lisboa continua a trabalhar numa programação pensada para todos. Ou seja, com conversas, encontros, leituras, ateliês para famílias, concertos, entre outras atividades.

Deste modo, a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen serve de mote para o espetáculo de música Solidó – Música em Família. Por sua vez, esta é uma sessão de música para famílias com bebés e crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos de idade. A voz de Margarida Lacerda e a guitarra do Miguel La Feria darão voz e ritmo a este momento musical.

Por outro lado, a rubrica Orquestra de Papel está integrada nos ateliês para famílias. Esta iniciativa ficará a cargo dos artistas Catarina Anacleto e Francisco Van Epps. Estes irão desafiar o público a viajar pelo universo do som, tendo como ponto de partida o material papel.

O espetáculo Guitarras do Grácio & Convidados que pretende homenagear a obra do Mestre Gilberto Grácio (1936-2021), e divulgar a importância da guitarra portuguesa nas obras de Carlos Paredes, António Chainho ou António Eustáquio e os concertos comentados integram ainda esta programação.

Por fim, estão ainda previstos encontros com os cidadãos, instantes de cultura, o clube de leitura e a Comemoração do Dia Internacional da Mulher com o evento “A Libertação das Amarras da Sexualidade Feminina” com Xana F. no dia 18 de março, às 15h00. A Livraria Barata – Lugar de Cultura tem o objetivo de potenciar relações de proximidade entre as pessoas e os diferentes territórios da cidade de Lisboa.

Quer comentar a notícia que leu?