Últimas
Amnistia Internacional denuncia graves violações dos direitos humanos em diversos países em 2026
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de denúncias sobre a deterioração dos direitos humanos em várias regiões no início de 2026. Entre as principais preocupações estão a escalada de práticas autoritárias nos Estados Unidos, prisões políticas em Cuba, crimes graves cometidos por agentes da PSP em Lisboa, uma repressão letal no Irão e detenções arbitrárias contínuas na Venezuela.
Lisboa inicia segunda fase de discussão pública para regeneração urbana de Marvila-Beato
A Câmara Municipal de Lisboa abre um segundo período de discussão pública da Unidade de Execução de Marvila-Beato, que decorre entre 25 de janeiro e 23 de fevereiro de 2026.
André Fernandes nomeado diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa
André Fernandes foi oficialmente nomeado diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa e Coordenador Municipal de Proteção Civil, funções que passa a desempenhar a partir de 23 de janeiro.
Espetáculo Titus regressa ao CCB para as últimas récitas até 25 de janeiro
Titus regressa ao palco do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para as últimas récitas entre os dias 23 e 25 de janeiro. O espetáculo inspirou-se em Titus Andronicus, de William Shakespeare, numa adaptação de Cátia Pinheiro, Hugo van der Ding e José Nunes.
“Há muito património que se perde”: Cláudia Potes defende a preservação da memória das Marchas
Marchante em Marvila desde 2011, e apaixonada pelas Marchas Populares de Lisboa, Cláudia Potes está a elaborar uma tese de Mestrado em História da Arte e Património, onde defende que as marchas são muito mais do que um espetáculo. São sim, património material e imaterial da cidade, que precisa de se ir adaptando ao longo dos tempos, e que precisa, igualmente, de um espaço onde se preserva a memória e a história do concurso.
Executivo da Câmara de Lisboa ouviu as preocupações dos munícipes de três freguesias
A Câmara Municipal de Lisboa deslocou o seu Executivo para ouvir os anseios e as preocupações da população das freguesias do Areeiro, Beato e Penha de França, no dia 21 de janeiro. Carlos Moedas escutou de viva voz os problemas que apoquentam os moradores e comprometeu-se a resolver algumas situações, como fazer obras nas instalações de uma coletividade, que foi praticamente destruída por uma tempestade, mas também intervir no Bairro “Portugal Novo” e no Bairro Horizonte.
Equilíbrio, Exigência e Esperança num Portugal de todos e para todos.
António José Seguro escreveu um artigo de opinião a apelar ao voto no seu projeto para a Presidência da República. O candidato sublinha que sua candidatura “é livre” e a “casa comum de todos os democratas, progressistas e humanistas”. Sem ataques diretos a André Ventura, Seguro reafirma, porém, que esta eleição “é uma escolha entre o medo e a esperança, entre a divisão e a união, entre o extremismo e a democracia serena”.
Penha de França organiza Carnaval para promover identidade própria e o espírito de comunidade
As ruas da Penha de França vão ser palco de um Carnaval “à moda” da freguesia, cruzando a identidade local própria com as influências das terras de Vera Cruz, para dar expressão à diversidade cultural e à forte presença da comunidade brasileira no território. A autarquia destaca que é objetivo promover a ideia de “comunidade”, juntando as várias gerações de vizinhos da Penha de França.
Vereadora do Chega em Lisboa desfilia-se do partido e dá força a Moedas
Ana Simões Silva, vereadora do Chega na Câmara Municipal de Lisboa, desfiliou-se do partido e assume mandato como independente, justificando a sua decisão com “incompatibilidades políticas intransponíveis”. Com esta decisão, Carlos Moedas ganhou uma vereadora independente, que lhe permite outra matemática de negociação para formar maiorias. O Chega fica reduzido a um eleito na Câmara de Lisboa: Bruno Mascarenhas.
Porto de Lisboa regista recordes históricos em passageiros e escalas no segmento de turnaround em 2025
O Porto de Lisboa alcançou em 2025 o melhor desempenho de sempre no segmento de cruzeiros de turnaround, registando 206 226 passageiros e 121 escalas, novos máximos históricos que confirmam a sua posição como um dos principais hubs atlânticos na Europa.
Seguro quer “derrotar os extremismos” e Ventura diz que “o socialismo mata”
Mais de 11 milhões de portugueses votaram este domingo para eleger o próximo Presidente da República. De acordo com as votações, António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados, seguem para um confronto direto na segunda volta.
Novo inquilino de Belém “entra” a 9 de março
O sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República a 9 de março de 2026, data em que termina o segundo mandato do atual Presidente. Mais de 11 milhões de eleitores estão hoje convocados para escolher entre os candidatos aquele que será o novo Chefe de Estado para os próximos cinco anos.
Candidatos e Marcelo apelam à ida às urnas no domingo
A campanha eleitoral para as eleições presidenciais termina esta sexta-feira e os candidatos têm as campanhas centradas em Lisboa e Porto, com António José Seguro a fazer mesmo um Porto-Lisboa. Mas à medida que as eleições presidenciais de 2026 se aproximam este domingo, 18 de janeiro, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e diversos candidatos reforçaram os apelos à participação eleitoral.
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta ‘CASA’ no Capitólio de 22 a 25 de janeiro de 2026
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) estreia o espetáculo CASA no Capitólio, no Parque Mayer, Lisboa, entre 22 e 25 de janeiro de 2026. Quatro criações coreográficas assinadas por seis coreógrafos cruzam linguagens e sensibilidades para refletir sobre diferentes formas de habitar, transformando a ideia de casa numa metáfora do íntimo, do coletivo e do imaginário, expressa através do corpo e do movimento.
Abriu o concurso para eleger a composição principal das Marchas de Lisboa
A CML e a EGEAC já abriram concurso para selecionar a composição original que melhor caracterize, literária e musicalmente, a cidade de Lisboa. A composição vencedora representará a “alma” da cidade nas Marchas de 2026.
Fundação EDP apoia 23 instituições com donativos para viaturas elétricas no programa Mobilidade Solidária 2025
A Fundação EDP apoia 23 instituições sociais em todo o país na edição de 2025 do programa Mobilidade Solidária, que pretende impactar em média 22 mil pessoas. Os donativos, no valor de 15 mil euros por instituição, destinam-se à aquisição de viaturas 100% elétricas e outros equipamentos relacionados com mobilidade elétrica.
Orçamento municipal volta a gerar controvérsia entre Moedas e a oposição
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a proposta de orçamento municipal para 2026, com os votos a favor dos eleitos da coligação PSD/CDS-PP/IL e do Chega, e os votos contra de PS, Livre, BE, PAN, PCP e PEV. Carlos Moedas criticou socialistas por votarem contra antes de conhecer proposta. E aproveitou para anunciar que a CML vai reabilitar o Teatro Aberto e facultar uma nova sede à Academia dos Amadores de Música
Revista de Imprensa do dia 13 de janeiro
A Revista de Imprensa do dia 13 de janeiro foca-se nos protestos da CGTP contra o pacote laboral; na polémica que ensombrou o “momento de glória” de Cotrim Figueiredo; na radicalização dos jovens online que preocupa a PJ.
Museu da Carris de portas abertas para recordar a histórica ligação a Lisboa
A memória coletiva da ligação umbilical da Carris ao desenvolvimento da cidade está patente no Museu da Carris. Como forma de celebrar o 27º aniversário do Museu, a instituição oferece a possibilidade de o visitante realizar uma viagem no tempo, que o “Olhares de Lisboa” acompanhou no dia 12 de janeiro, através da designada “Visita Memória”. No dia 17 de janeiro, estão previstas mais duas visitas guiadas.
Lisboa vai ter reunião descentralizada para ouvir as preocupações do Areeiro, Beato e Penha de França
O Município de Lisboa vai prosseguir com as reuniões públicas descentralizadas. A oitava reunião está prevista para o dia 21 de janeiro, às 17h30. É objetivo ouvir os autarcas das freguesias e a população sobre os assuntos que digam respeito aos seus territórios. As intervenções da população estão limitadas a 20 e são feitas mediante inscrição prévia.
Carlos Humberto de Carvalho eleito presidente do Conselho de Administração da TML
Carlos Humberto de Carvalho foi eleito presidente do Conselho de Administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, numa reunião extraordinária do Conselho Metropolitano de Lisboa realizada a 12 de janeiro, na sede da Área Metropolitana de Lisboa.
Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo protagonizam Uma Brancura Luminosa em Lisboa no Teatro Variedades
O Teatro Variedades, em Lisboa, acolhe a peça Uma Brancura Luminosa, de Jon Fosse, entre 14 e 25 de janeiro, com interpretações de Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo. A obra adapta o livro homónimo do escritor norueguês, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2023.
Revista de Imprensa do dia 12 de janeiro
Em semana decisiva para se apurar quem será o próximo Presidente da República, na Revista de Imprensa de hoje, dia 12 de janeiro, salienta-se a entrada em campanha do ex-líder do PS, Pedro Nuno Santos, mas também o alegado plano governamental para “preparar” o Exército português para a eventualidade de uma guerra “de alta intensidade”.
Carla Salsinha toma posse para um novo mandato na UACS
A liderança reeleita de Carla Salsinha na União de Associações do Comércio e Serviços inicia um novo ciclo de trabalho. A dirigente associativa defende que é seu objetivo continuar a modernizar o comércio, reforçar o associativismo empresarial e promover medidas de apoio às empresas portuguesas.













